Plano de Negócio
Como elaborar o Plano de Negócio
Formatação de um Plano de Negócio
SEBRAE
Fale Conosco
Mapa do site





Análise de mercado

Em seguida, será feita uma análise de mercado: estudo dos clientes, dos concorrentes e fornecedores.

OS CLIENTES

analise-de-mercadoEm princípio, você fará um estudo sobre as necessidades do cliente e definirá qual será o seu público alvo. Se for pessoa física, defina: faixa etária, sexo, tipo de família, trabalho, classe, escolaridade, localização. Se for pessoa jurídica, defina: ramo, tipos de produtos e serviços, quantidade de empregados, tempo de mercado, filial (ver localização), capacidade de pagamento, imagem no mercado.

Depois, identifique  os interesses e comportamentos, ou seja, quantidade e frequência com que optam por esse tipo de serviço; onde costumam comprar e o preço que geralmente pagam. Veja, também, a necessidade, o que levou a pessoa a comprar, como o preço, a qualidade, a marca, o prazo de entrega e de pagamento, o atendimento, etc. Analise a localização dos clientes: tamanho do mercado, bairro, rua, cidade, estado, país ou países, será que eles encontrarão sua empresa facilmente?

Se está iniciando, comece com uma empresa de pequeno porte, cuide de um bairro e trate as pessoas de modo especial. Os clientes devem superar as vendas e cobrir as despesas e gerar lucro. Para essa pesquisa, você pode utilizar questionários, fazer entrevistas ou simplesmente observar  os clientes.


OS CONCORRENTES

Para a observação dos concorrentes, você poderá utilizar diversas técnicas e, assim, verificar o que eles têm para atrair os clientes. Eles são as mesmas empresas que atuam no seu segmento e, como você, devem fazer de tudo para satisfazer as necessidades dos clientes. Observe o quadro:

 
 Pontos Fortes/ Pontos FracosQualidade dos serviços
 Preço Formas de pagamento
 AtendimentoServiços
 Garantias
 Sua empresa       
 Concorrente 1      
 Concorrente 2      



OS FORNECEDORES

São pessoas e empresas que fornecem as matérias-primas e os equipamentos para a produção de seus produtos e serviços. Pesquise, faça orçamentos, atualize o seu cadastro com fornecedores conhecidos. Atente-se aos preços, a qualidade, as condições de pagamento e prazo médio de entrega. Essas informações serão essenciais para o planejamento financeiro de seu negócio.

Assim, escolha pelo menos três fornecedores para cada produto; esteja em contato com os principais; veja se os fornecedores serão capazes de suprir a sua demanda; compare preços, veja as exigências dos fornecedores.