Plano de Negócio
Como elaborar o Plano de Negócio
Formatação de um Plano de Negócio
SEBRAE
Fale Conosco
Mapa do site





Plano Operacional


Envolve o layout, os processos operacionais, a necessidade do pessoa e a capacidade produtiva/comercial/serviços.


LAYOUT OU ARRANJO FÍSICO

A partir desse tópico você desenhará uma planta (layout) e, se for necessário, você pode contratar um profissional para fazer esse serviço,  mostrando como serão divididos os setores de sua empresa, a localização dos recursos e o espaço das pessoas. Organizando isso, você aumentará sua produtividade, diminuirá desperdícios, haverá maior facilidade para encontrar produtos e melhorará a comunicação.
 
 
 
CAPACIDADE PRODUTIVA/COMERCIAL/SERVIÇOS

Nesse item, você analisará o quanto de empregados
, clientes e produtos poderão ser atendidos de acordo com a estrutura do local, ou seja, fará a estimativa da capacidade instalada da empresa. Veja o período em que os clientes mais compram (sazonalidade), faça uma projeção do volume de vendas, serviços, produtos e observe se cada elemento será o essencial para a demanda, para que não sobre ou não haja desperdícios.
 
 
 
PROCESSOS OPERACIONAIS

Aqui, será descrito como serão distribuídas as atividades da empresa; faça isso por etapas. Elabore um organograma que inclua os trabalhos, os responsáveis, os materiais e os equipamentos.
 
 
 
plano-operacional
 
NECESSIDADE DE PESSOAL

Verifique qual o cargo que as pessoas irão ocupar e quais as qualificações que elas possuem ou que precisam aperfeiçoar. Consulte os sindicatos para verificar questões trabalhistas para cada função.