Mulheres Apertando mãoA análise de mercado é um estudo realizado pelo empreendedor sobre seu mercado (concorrentes, clientes, fornecedores) e está relacionado ao plano de marketing da empresa. A partir disso, o empreendedor terá um correto entendimento sobre o funcionamento do seu mercado e sua forma de atuação.

Análise do Setor

Nessa análise, deverá ser pesquisada informações sobre o tamanho, o crescimento e a estrutura do setor em que a empresa está inserida. Esses dados podem ser utilizados para acompanhar as mudanças do setor e para desfrutar das oportunidades do mercado.

Segmento de Mercado

Após fazer essa pesquisa é preciso saber quais os segmentos (nichos) que o seu mercado poderá atuar. É possível definir esse segmento a partir das características do seus produtos e serviços, do estilo de vida do consumidor como idade, sexo, profissão, renda, etc., localização do mercado e outras fatores que podem atrapalhar no consumo do produto. O objetivo disso é encontrar o seu mercado alvo, ou seja, todo aquele capaz de consumir o seu produto/serviço. As perguntas mais importantes para que deseja definir seu segmento de mercado é:

  • Quem está comprando? Pense sobre todas as características das pessoas ou empresas que irão comprar seu produto ou adquirir o seu serviço.
  • O que está comprando? Procure descobrir o que os seus clientes estão comprando nesse mercado que você pretende atuar para que você possa adaptar as características aos seus produtos/serviços. Fique por dentro dos preços, das propagandas, das promoções, das ações de marketing e como é feito a manutenção dos produtos pelas empresas concorrentes.
  • Por que está comprando? Procure saber o porquê dos clientes estarem comprando determinado produto.

Análise dos Clientes

Para definir seu segmento de mercado, é necessário conhecer o público em que seu produto/serviço será consumido. Assim é necessário realizar um estudo sobre as necessidades do cliente e definir qual será o seu público alvo. Se for pessoa física, defina: faixa etária, sexo, tipo de família, trabalho, classe, escolaridade, localização. Se for pessoa jurídica, defina: ramo, tipos de produtos e serviços, quantidade de empregados, tempo de mercado, filial (ver localização), capacidade de pagamento, imagem no mercado.

Depois, identifique os interesses e comportamentos, ou seja, quantidade e frequência com que optam por esse tipo de serviço; onde costumam comprar e o preço que geralmente pagam. Veja, também, a necessidade, o que levou a pessoa a comprar, como o preço, a qualidade, a marca, o prazo de entrega e de pagamento, o atendimento, etc. Analise a localização dos clientes: tamanho do mercado, bairro, rua, cidade, estado, país ou países, será que eles encontrarão sua empresa facilmente?

Se está iniciando, comece com uma empresa de pequeno porte, cuide de um bairro e trate as pessoas de modo especial. Os clientes devem superar as vendas, cobrir as despesas e gerar lucro. Para essa pesquisa, você pode utilizar questionários, fazer entrevistas ou simplesmente observar os clientes.

Análise dos Concorrentes

Depois de conhecer o seu público será preciso observar os concorrentes. Você poderá utilizar diversas técnicas e, assim, verificar o que eles têm para atrair os clientes. Além disso, é possível comparar e verificar os pontos fortes e fracos do seu concorrente.

Os concorrentes são todas aquelas pessoas ou empresas que atuam no seu segmento e, como você, devem fazer de tudo para satisfazer as necessidades dos clientes. Observe o quadro:

Tabela Análise Concorrentes
Depois de preencher este quadro, você poderá definir se está apto a concorrer com essas empresas, definir o seu diferencial e saber se o mercado comporta mais uma empresa do mesmo segmento.

Análise dos Fornecedores

Os fornecedores são pessoas e empresas que fornecem as matérias-primas e os equipamentos para a produção de seus produtos e serviços. Pesquise, faça orçamentos, atualize o seu cadastro com fornecedores conhecidos. Atente-se aos preços, a qualidade, as condições de pagamento e prazo médio de entrega. Essas informações serão essenciais para o planejamento financeiro de seu negócio.

Assim, escolha pelo menos três fornecedores para cada produto; esteja em contato com os principais; veja se os fornecedores serão capazes de suprir a sua demanda; compare preços, veja as exigências dos fornecedores.