O planejamento operacional ou plano operacional envolve o layout, os processos operacionais, a necessidade do pessoal e a capacidade produtiva/comercial/serviços.
A partir desse tópico você desenhará uma planta (layout) e, se for necessário, você pode contratar um profissional para fazer esse serviço, mostrando como serão divididos os setores de sua empresa, a localização dos recursos e o espaço das pessoas. Ou seja, você irá mostrar o local onde está o depósito, as salas, as máquinas, etc.
Organizando isso, você aumentará sua produtividade, diminuirá desperdícios, haverá maior facilidade para encontrar produtos e melhorará a comunicação.
Não é necessário detalhar tudo, mas o objetivo é fazer com que a pessoa que irá avaliar a sua empresa entenda como ela funciona.
Nesse item, você analisará a capacidade da sua empresa de produzir ou prestar um serviço. Isso envolve a quantidade de empregados, clientes e produtos que poderão ser atendidos de acordo com a estrutura do local, ou seja, fará a estimativa da capacidade instalada da empresa e quanto ela poderá produzir por determinado período.
Veja também o período em que os clientes mais compram (sazonalidade), faça uma projeção do volume de vendas, serviços, produtos e observe se cada elemento será o essencial para a demanda, para que não sobre ou não haja desperdícios.
Nessa parte, pode ser elaborada uma descrição detalhada sobre esse processo ou pode-se criar um gráfico para mostrar em números a capacidade da sua empresa.
Aqui, será descrito como serão distribuídas as atividades da empresa; faça isso por etapas. Elabore um procedimento que inclua os trabalhos, os responsáveis, os materiais e os equipamentos, desde o momento inicial até a o final, quando o produto/serviço é entregue para o cliente.
Verifique qual o cargo que as pessoas irão ocupar e quais as qualificações que elas possuem ou que precisam aperfeiçoar. Pode-se elaborar uma planilha de dados com informações como quantidade de pessoas para ocupar o cargo, atribuições, requisitos do cargo, etc. Consulte os sindicatos para verificar as questões trabalhistas referentes a cada função.