O sumário executivo também conhecido como resumo executivo é uma seção do plano de negócios que pode ter uma ou duas páginas. É uma pequena introdução, geralmente, de cada seção do plano e o seu principal objetivo é convencer o leitor da viabilidade do negócio.
O sumário é uma das partes mais importantes do plano de negócio, pois através dela o empreendedor poderá apresentar a sua empresa de uma forma geral. Ele deve ser atrativo e positivo para que o leitor possa se interessar e ler até o final. O ideal é escrevê-lo após elaborar todos os itens do plano.
Uma sugestão para criar o sumário executivo do seu plano de negócios é escrever vários textos para cada tipo de leitor (investidores, clientes, parceiros, etc.). Lembrando que essa será a apresentação inicial do seu negócio, portanto, você deverá ter muita atenção quando for elaborá-lo. Seu texto deverá ser conciso, deixando bem clara a viabilidade do projeto. Provavelmente, será elaborado na conclusão do plano de negócio, pois você conseguirá responder as perguntas básicas.
Nessa parte, haverá um resumo dos principais elementos do seu plano de negócio como:
Nessa área, o empresário deverá descrever um pouco sobre seu negócio, explicar quem são seus clientes e produtos, inserir o nome da empresa, história da empresa, o nicho de mercado que ela faz parte, qual será o seu planejamento de marketing, operacional e financeiro, bem como o problema que ela foi criada para resolver na sociedade.
Quando for descrever, procure falar sobre o que se trata o negócio, quais são os produtos e serviços, os clientes, o local da empresa ou a estrutura futura da empresa, o retorno do capital investido, o lucro esperado, etc. Procure impressionar através dos primeiros parágrafos do seu sumário.
Após isso, forneça alguns dados sobre os empreendedores e veja como isso poderá ser descrito de forma a valorizar os perfis profissionais de cada sócio e mostrar para os leitores a capacidade de cada sócio de cuidar do negócio. O currículo de cada sócio poderá ser incluído em anexo, ao final do documento.
Procure escrever também, quais as soluções que o seu negócio irá trazer para a resolução de determinado problema, quais as dificuldades ainda existentes para a implantação do negócio. Qual é o seu diferencial e o potencial de mercado do seu negócio.
Insira a visão e a missão da empresa, pois ela é uma síntese de seus objetivos de longo prazo. Ambas fazem parte da identidade organizacional de uma empresa. A visão é o que você espera ou como visualiza sua empresa pelos próximos anos. Já a missão é a principal papel da sua empresa na área em que atua.
Os valores representam um conjunto de princípios morais e éticos da empresa. Defina a missão de sua empresa. Qual é o papel que ela desempenha no segmento escolhido? É a razão dela existir, pois uma empresa, geralmente, surge de uma necessidade. Para isso, responda qual é o seu negócio, quem é o seu consumidor, o que é valor para ele e o que é mais importante para os empregados, sócios, fornecedores, etc.
Faça uma breve descrição sobre o mercado e os clientes realizada durante a elaboração do seu plano de negócios. Apresente dados concretos do setor que a empresa está incluída e mostre como você deseja atingir esse mercado de forma específica através da sua empresa.
Faça uma descrição sobre os diferenciais do seu negócio e as vantagens dos clientes aderirem aos seus produtos e serviços. Fale um pouco sobre as suas campanhas de marketing e outras ações que você irá utilizar para promover a sua empresa.
Realize uma pequena descrição sobre a estrutura de sua empresa, fale sobre a parte física e também a de Recursos Humanos. Pode inserir uma imagem sobre a hierarquia da empresa, caso já possua.
Mostre no plano financeiro o quanto será necessário para iniciar a sua empresa, como o capital social. Quais as metas que serão criadas para atingir o crescimento do negócio. Nesse, tópico deverá ser feito um resumo sobre quais são os recursos a serem utilizados na empresa.