O plano de marketing está relacionado às estratégias de divulgação para o negócio.
Para realizar um plano de marketing é necessário realizar um planejamento detalhado, afim de fazer uma descrição detalhada de seus produtos e serviços, os preços, as promoções, a localização do negócio e a estrutura de comercialização.
É possível estruturar um plano de marketing fazendo a análise do ambiente, definir o seu público alvo, o posicionamento de mercado, definir a marca, objetivos e metas, estratégias, implementação e avaliação e controle desse planejamento.
Se for necessário coloque a foto dos produtos oferecidos por você e se for empresa de prestação de serviços, informe aqueles que serão prestados, suas características e garantias. Faça isso, pensando na qualidade do cliente.
No plano de marketing é preciso observar cuidadosamente os 4 Ps ou Marketing Mix, uma das teorias mais aceitas para implementar os planos de marketing, referentes ao Produto, Preço, Promoção e Praça ou Ponto de venda (em inglês, Product, Price, Promotion e Place).
Faça uma descrição detalhada de seus produtos e serviços; se necessário, fotografe-os. Informe dados como as características, as garantias dos serviços. Veja se será necessário expedir algum documento para a produção ou acondicionamento de algum produto. Por exemplo, num plano de negócio de uma padaria, será requerido um documento feito pela vigilância sanitária para a autorização.
Para isso, é preciso conhecer quais os benefícios do seu produto e o impacto disso para os seus clientes. Todo produto possui um ciclo de vida. Assim como uma árvore que é plantada e cuidada, assim deve ser o produto, pois em sua fase inicial, quando ele é apresentado ao mercado, suas vendas são poucas e é necessário gerar nos clientes os benefícios de adquiri-lo. Quando ele ganha crescimento, novos concorrentes procuram se fortalecer e se diferenciar. É nesse momento que o empreendedor deverá construir relacionamento com o cliente para sustentar o crescimento das vendas.
Após o crescimento, há a fase da maturidade, em que o mercado fica saturado e as vendas estouram! Os concorrentes então começam um disputa de preços. O objetivo nesse ponto é aumentar os lucros através de programas de fidelização, descontos, cartão fidelidade, prêmios, etc., e também aumentar o ciclo de vida do produto.
Na última fase, que é chamada de declínio ou morte, em que o produto começa a ficar ultrapassado, as despesas de divulgação desse produto devem ser reduzidas e serão os clientes que irão procurar pelo seu produto. É nessa hora que o empreendedor deverá iniciar a preparação de um novo produto que substituirá o velho. Esse ciclo de vida irá depender do produto que será vendido.
O preço é o valor do seu produto/serviço para o consumidor. Portanto, ele será definido de acordo com o consumidor. Assim, deverão ser incluídos na formação do preço do produto ou serviço: os devidos custos.
Considere a localização geográfica da sua empresa e saiba se você entrará no mercado oferecendo um preço baixo para ganhar uma fatia maior no mercado e conseguir mais clientes ou se você irá entrar com um preço alto, mas ressaltando a qualidade de adquirir seu produto?/serviço. O preço poderá ser definido de acordo com os objetivos que o empreendedor deseja atingir.
Existem os tipos de preços flexíveis que podem servir para dar descontos e promoções. São eles:
Preços Promocionais – duram curtos prazos e tem o objetivo de incentivar o cliente a comprar o produto.
Preços por regiões geográficas – irá variar de acordo com a região, por fatores que podem ser os impostos, o transporte, a renda, etc.
Preços por Segmentos Diferentes – são aqueles valores que irão variar de acordo com o segmento, por exemplo, a metade do valor para estudantes e idosos na entrada do cinema.
Preços por Sazonalidade – aqueles que dependem de determinadas épocas do ano. Por exemplo, o valor do guarda-chuva pode aumentar no verão, mas abaixar no inverno.
Preço Personalizado – depende do perfil de compra do cliente. Ex.: Venda de pacotes de viagem.
Além desses preços ainda existem outras opções que podem servir para definir o preço do seu produto/serviço.
É importante, também, que você compare os seus preços com o dos seus concorrentes. Dessa forma, no plano financeiro, você irá verificar profundamente como deverá ser essa entrega de valor.
É apresentada como toda a forma de divulgação de seu produto; utilizam-se diversas técnicas para atrair o cliente a comprar o seu produto ou serviço e não dos concorrentes. Assim, estarão à disposição todos os meios de comunicação possíveis. O objetivo disso será apresentar seus produtos e serviços para o cliente, onde e como podem adquiri-lo e lembrar a existência de seus produtos. Veja:
Primeiro, observe como são as estratégias de divulgação de seu concorrente. Depois, use a criatividade, crie um plano de ação, escolha as formas de divulgação, veja quais os custos e procure conhecer as necessidades dos seus clientes.
As agências de publicidade disponibilizam tabelas de preços e catálogos para cada tipo de anúncio e seus meios de veiculação.
Lembre-se é importante que você tenha uma marca bem elaborada, pois isso era ajudar no crescimento do seu negócio. Assim, crie um nome e um logotipo para a sua empresa e o registre no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial para verificar se não existe outra empresa com mesmo nome.
A praça é a forma como o produto/serviço estará disponível para os consumidores, ou seja, diz respeito ao local, a estrutura, os canais pelos quais serão distribuídos seus produtos/serviços e relacionamentos com os fornecedores.
Para isso, é preciso definir um ponto comercial. Justifique o motivo da empresa ser em um determinado local e veja se é apropriado para o seu tipo de atividade. Assim, observe:
Com relação a estrutura, certifique-se de que a estrutura da sua empresa valoriza o seu produto/serviço. O objetivo é fazer com que o seu cliente fique à vontade para comprar.
Os canais de distribuição poderão ser todos os meios utilizados para a comercialização do seu produto como sua empresa, os distribuidores, representantes e varejistas. Isso irá depender do tipo de negócio escolhido e da facilidade de distribuição. Nesse item, você definirá quais serão os canais de distribuição para a entrega de seus produtos e serviços ao cliente: vendedores, representantes por meio do telefone, etc.
Para essa pesquisa, veja quais são os hábitos dos clientes, analise como eles gostam de comprar. Faça sempre essa comercialização: tenha uma equipe interna que conheça bem sobre a sua empresa, para que eles saibam apresentar o seu produto. Ao trabalhar com representantes, observe o contrato e tenha cuidado com as questões trabalhistas.
Sobre os fornecedores, para que se tenha um bom relacionamento é necessário que a sua empresa realize uma quantidade razoável de compras e faça os pagamentos em dia.